terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vamos falar sobre CETOSE!!!!

Ahhh?! Sim foi assim que fiquei quando me falaram essa palavra, nunca havia escutado então fui atrás de saber o que era, para que servia enfim agora vou dividir com vocês.

O que é cetose?
Quando começamos uma dieta baixa em carboidratos, ou seja, sem pão, massas e todos os derivados de cereais, assim como açúcares, tanto os refinados como os naturais, depois de algum tempo o nosso corpo entra em cetose. Entrar emcetose significa que acabou o glicogênio do fígado, que então começa a usar a gordura diretamente para produzir energia, em vez de usar a glicose, como normalmente faz. A cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962, sendo um estágio no catabolismo que ocorre quando o fígado converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que vão ser usados pelo corpo para produção de energia.
O que os profissionais falam sobre a cetose?
Existem muitas polemicas em relação à cetose, de que faz mal à saúde, de que torna uma pessoa diabética,etc. Mas alguns nutricionistas até mesmo especulam que estar em cetose pode ter sido um estado natural do nosso organismo na era paleolítica, quando a alimentação consistia principalmente da caça, dado que ainda não existia a agricultura, ou seja, o ser humano não comia cerais, e raramente alguma fruta ou tubérculos, quando os encontrava.
Cetose em diabéticos
O problema é que muita gente confunde cetose com cetoacidose diabética, o que é um problema típico de indivíduos com diabetes tipo I, raramente acontecendo em diabetes tipo II. Nesse caso, como o pâncreas não consegue produzir insulina, todo o processo fica desregulado, tornando o ph do sangue mais ácido e causando vários problemas, sendo os rins aqueles que são primeiramente afetados.
Assim, se você tem diabetes, ou se tem histórico de diabetes em familiares próximos – pai, mãe, irmãos, consulte um médico antes de começar uma dieta que seja baixa em carboidratos. E se sentir especialmente mal quando estiver seguindo uma dieta cetogênica, consulte o seu médico assim que possível.
Quais são os sintomas?
Os sintomas de estar em cetose podem ser muito variados de pessoa para pessoa e são completamente normais. Muitas pessoas sabem que entraram em cetose por sentirem uma mudança no odor da urina e do hálito, que passa a ter um cheiro de acetona. Isso não acontece em todas as pessoas, no entanto.
Tipicamente pode acontecer enjoo, fraqueza, tremores, desidratação, alteração de humor, dores de cabeça, tontura e sonolência, mas para a maior parte das pessoas esses sintomas são leves e passageiros, tornando-se menos pronunciados conforme a dieta vai avançando. O mais importante é manter um elevado consumo de água para aliviar estes sintomas, e se possível consumir bebidas com eletrólitos – sem açúcar, naturalmente, ou o processo de cetose é interrompido.
Depois de vários dias em cetose, quando o corpo se habituar a esse processo, muitos indivíduos relatam sentir um aumento de energia, estarem mais alertas e sentirem-se melhor no geral, por isso os sintomas não são sempre apenas negativos.
Benefícios na dieta
Estar em cetose possui vários benefícios, sendo que em termos de dieta o maior benefício é a perda rápida de gordura, principalmente na zona da cintura/estômago. A perda rápida inicial ajuda quem está fazendo dieta a se sentir motivado e continuar seguindo o programa. Estar em cetose também significa uma diminuição da glicose (açúcar) no sangue, o que se traduz em sentir-se satisfeito por muito mais tempo e ter menos fome em geral. Melhor ainda, o desejo fisiológico por doces e petiscos quase que desaparece, sendo assim mais fácil lidar com o apetite emocional.
Outra grande vantagem de uma dieta cetogênica é a manutenção da massa magra, o que não acontece em dietas de redução de calorias. Com a manutenção da massa magra fica mais fácil realizar exercício físico e como bônus o metabolismo acelera, o que ajuda a queimar mais calorias também. Ter um nível adequado de massa magra assegura um gasto caloria maior.
Outros benefícios
Finalmente, a cetose é ótima para ajudar na retenção de líquidos, um problema muito comum nas mulheres. Pode também acontecer a diminuição dos sintomas menstruais, como dores e cólicas, e muitas mulheres com ovários policísticos relataram uma grande melhoria nos seus sintomas quando estavam em cetose. Embora não seja comprovado cientificamente, existem rumores de que a própria fertilidade feminina aumenta muito em cetose, por isso se você não deseja engravidar, tome precauções extras enquanto estiver numa dieta cetogênica.
Estar sempre em cetose é uma meta quase impossível, pois apenas uma pequena quantidade de carboidratos pode fazer o corpo sair desse estado. A quantidade em gramas de carboidratos varia de pessoa para pessoa, mas para se manter em cetose não se é aconselhado consumir mais que 30 a 40 gramas de carboidratos por dia, embora os limites variem entre cada indivíduo e o seu organismo. A cetose faz parte da Dieta Dukan apenas durante a fase Ataque.
Uma nota importante para quem pretende fazer uma dieta cetogênica a longo prazo é ter muito cuidado para não ficar sem nutrientes essenciais para uma boa saúde, como vitaminas e minerais, tendo sempre atenção para consumir mais água do que o normal, pois em cetose eliminamos muitos líquidos.
E para você, como é estar em cetose? Quais foram os sintomas assinalados que você sentiu?
Texto extraído do Site www.dietadukan.com.br
E eu estou louca para entrar em Cetose kkkkk!!!!!

Bju Rê

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Depois que adotei uma dieta cetogenica parei de sentir cólicas menstruais (tinha dores fortíssimas por conta da endometriose) e reduzi rapidamente meu percentual de gordura corporal).

    ResponderExcluir